SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1The identification processes in the constitution of fatherhoodOn the importance of culture and experience in mental health care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

BRANCALEONI, Ana Paula Leivar  and  KUPERMANN, Daniel. “No ar” e nas ruas: Pajubá e humor entre travestis do interior de São Paulo. Psicol. clin. [online]. 2021, vol.33, n.1, pp. 57-77. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n01A03.

Este trabalho pretende discutir a produção do humor entre travestis que vivenciam condições de alta vulnerabilidade social, com especial destaque para a função exercida pelo "pajubá", dialeto utilizado, inicialmente, entre travestis e, posteriormente, apropriado também por outros grupos do universo LGBTT+. Dialogaremos com excertos de entrevistas e situações observadas ao longo de um trabalho de campo desenvolvido, a partir de uma perspectiva etnográfica, com um grupo de travestis do interior de São Paulo, além de produções culturais que nos convidam a refletir sobre a questão. Enquanto proposta de interlocução teórica, assume-se também a psicanálise. Identificam-se várias dimensões do humor, entre elas: produção de modos de sociabilidade; despatologização das travestilidades; indicação do caráter performático do binarismo de gênero; transformação da angústia em riso, celebração da vida. Pelo riso, as travestis também se afirmam como sujeitos que não se resignam ao sofrimento, que não sucumbem a uma realidade desfavorável e excludente.

Keywords : humor; travestis; identidade de gênero; psicanálise; pajubá.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License