SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1“No ar” e nas ruas: Pajubá e humor entre travestis do interior de São PauloAvaliação e acompanhamento de um Treinamento de Habilidades Sociais (THS) em crianças do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

ROCHA ZAIDHAFT, Eduardo  e  ORTEGA, Francisco. Sobre a importância da cultura e da experiência no cuidado em saúde mental. Psicol. clin. [online]. 2021, vol.33, n.1, pp. 79-94. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n01A04.

Esta pesquisa buscou estudar, por meio de uma revisão bibliográfica, de que modo as considerações feitas sobretudo por Lawrence Kirmayer, Arthur Kleinman e Joan Kleinman podem trazer contribuições ao campo da saúde mental no Brasil. Com a finalidade de trazer um referencial da saúde global que enriqueça as estratégias utilizadas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), foi revisto como o cuidado em saúde mental envolve um problema interpretativo, especialmente à luz da diversidade cultural. Como conclusão, verificou-se como essa exploração permitiu a elucidação de características fundamentais para a noção de território, que a fazem se expandir para uma compreensão mais ampla do que a de mera localidade geográfica.

Palavras-chave : saúde mental; saúde mental global; cultura; território; experiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License