SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Avaliação e acompanhamento de um Treinamento de Habilidades Sociais (THS) em crianças do ensino fundamentalO pensamento subliminar segundo a teoria psicanalítica de Sabina Spielrein índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

QUITERIO, Patricia Lorena et al. Programa de orientação familiar desenvolvido no serviço de psicologia aplicada de uma universidade pública. Psicol. clin. [online]. 2021, vol.33, n.1, pp. 119-139. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n01A06.

Práticas educativas inadequadas e déficit de habilidades sociais educativas no contexto familiar podem funcionar como fatores de risco para o desenvolvimento infantil. Contudo, a orientação familiar com foco na prevenção de problemas de comportamento e promoção de saúde favorece a saúde mental e o bem-estar dos membros da família. Este artigo descreve os efeitos de uma intervenção exploratória (Grupo de Orientação Familiar), implementada num serviço de psicologia aplicada de uma universidade pública, que teve por objetivo promover as práticas parentais e as habilidades educativas dos familiares e prevenir problemas de comportamento. Participaram sete familiares de crianças e adolescentes com idade entre três meses e 17 anos. Foram realizadas avaliações qualitativas e quantitativas antes, durante e após a intervenção. Os instrumentos aplicados foram: (a) Breve roteiro de entrevista semiestruturada na inscrição; (b) Escalas de Qualidade na Interação Familiar; (c) Tarefas de casa; (d) Protocolo de Avaliação do Processo. A intervenção mostrou efeito positivo na qualidade da interação familiar, principalmente no fator relacionado à comunicação. Os resultados do processo revelaram estabelecimento de regras mais claras e demonstração de afeto. Conclui-se que a intervenção demonstrou mudanças satisfatórias nas práticas parentais, consideradas como fator de proteção e de desenvolvimento socioemocional dos filhos.

Palavras-chave : família; relações familiares; práticas parentais; intervenção; avaliação de programa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License