SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Programa de orientação familiar desenvolvido no serviço de psicologia aplicada de uma universidade públicaRéson: Ruído, ressonância e razão significante na clínica psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

CAROPRESO, Fátima. O pensamento subliminar segundo a teoria psicanalítica de Sabina Spielrein. Psicol. clin. [online]. 2021, vol.33, n.1, pp. 141-159. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n01A07.

Nas últimas décadas, a importância e o ineditismo das ideias da psicanalista russa Sabina Spielrein têm sido reconhecidos. No entanto, ainda são poucos os trabalhos que se dedicam a uma análise minuciosa de sua teoria, de forma que uma avaliação mais precisa do papel desempenhado por ela na história das ideias psicológicas ainda não foi plenamente alcançada. Ao longo de toda a sua obra, Spielrein procurou compreender as características do funcionamento mental subliminar, e essa foi uma de suas principais contribuições para a psicologia. O objetivo deste artigo é analisar as ideias centrais que a autora elaborou sobre esse tipo de processo mental. Essas ideias foram desenvolvidas através de suas tentativas de compreensão dos sintomas esquizofrênicos, do pensamento infantil, dos sonhos, fenômenos hipnagógicos e sintomas afásicos, assim como a partir de dados fornecidos por pesquisas na área da linguística. Argumenta-se que ela formulou uma teoria original sobre o pensamento subliminar a partir de uma abordagem inovadora no âmbito da psicanálise.

Palavras-chave : teoria psicanalítica; Sabina Spielrein; pensamento subliminar; subconsciente; simbolismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License