SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Infâncias, teorias queer, psicanálises: Para além do princípio do progresso e da heteronormatividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

HOLST, Bruna; LISBOA, Carolina Saraiva de Macedo  e  MACHADO, Wagner de Lara. Psicoterapia com crianças e adolescentes: Evidências de validade do Y-OQ 2.01 em português brasileiro. Psicol. clin. [online]. 2021, vol.33, n.2, pp. 211-236. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n02A01.

É inquestionável a importância de intervenções precoces e efetivas na área da saúde mental com crianças e adolescentes, o que torna fundamental o desenvolvimento de ferramentas confiáveis para monitorar o êxito ou fracasso destas intervenções. O objetivo deste estudo é investigar as propriedades psicométricas da versão em português brasileiro do Youth Outcome Questionnaire 2.01, instrumento para avaliação de processo e resultado de psicoterapia com crianças e adolescentes a partir da perspectiva dos pais ou cuidadores. Após uma adaptação transcultural, realizaram-se análises fatoriais confirmatória e exploratória e também uma análise de rede. A amostra foi composta por 341 pais ou responsáveis legais de crianças (172) e adolescentes (163) de 1 a 19 anos de idade; 51% dos jovens eram do sexo masculino. Foi observado que a análise fatorial confirmatória com base no modelo original não apresentou bons índices de ajuste, mas a análise fatorial exploratória apontou um modelo de dois fatores com bons índices de ajuste. Avaliando a Expected Influence entre os nós que compuseram a análise de rede, identificaram-se itens que parecem ativar redes de sintomas. Concluiu-se que existem evidências de validade para o Y-OQ 2.01 em português brasileiro, que poderá ser usado por psicoterapeutas brasileiros para planejar tratamentos e monitorar resultados psicoterapêuticos.

Palavras-chave : estudos de validação; psicometria; criança; adolescente; eficácia-efetividade de intervenções.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License