SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Psicoterapia com crianças e adolescentes: Evidências de validade do Y-OQ 2.01 em português brasileiroA consciência do jovem universitário: O grupo ampliando possibilidades de ser índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

KVELLER, Daniel Boianovsky; CAVALHEIRO, Rafael  e  TIETBOEHL, Léo. Infâncias, teorias queer, psicanálises: Para além do princípio do progresso e da heteronormatividade. Psicol. clin. [online]. 2021, vol.33, n.2, pp. 237-255. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n02A02.

Este artigo parte da relação entre gênero, sexualidade e psicanálise para propor uma reflexão acerca dos conceitos de trauma e de pulsão de morte. Em um primeiro momento, exploramos como a heteronormatividade pode ocasionar efeitos traumáticos. Para tanto, tomamos como referência o romance "O Fim de Eddy", de Édouard Louis, e a leitura de Judith Butler sobre a teoria freudiana do trauma. A seguir, do ponto de vista de uma análise cultural, sublinhamos a potência disruptiva e desestabilizadora da queeridade em relação a algumas estratégias discursivas conservadoras que circulam pelo espaço público. Nessa segunda seção, dialogamos especialmente com os apontamentos de Lee Edelman sobre a pulsão de morte. Em seu conjunto, o artigo enfatiza o que pode se relacionar à ideia de criança queer, visto que é frequentemente em nome de uma suposta "infância saudável" e de um desenvolvimento psicossexual "normal" que discursos heteronormativos e conservadores têm ganhado visibilidade no cenário político brasileiro contemporâneo.

Palavras-chave : psicanálise; teoria queer; infância; trauma.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License