SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2Childhoods, queer theories, and psychoanalysis: Beyond the progress principle and heteronormativityCoping strategies of mothers who had children sexually abused author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

VICENTE, Carla Cristine  and  SILVA, Barbara Cecilia Lima da. A consciência do jovem universitário: O grupo ampliando possibilidades de ser. Psicol. clin. [online]. 2021, vol.33, n.2, pp. 257-275. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n02A03.

Este estudo objetivou acompanhar um grupo de psicoterapia breve na abordagem fenomenológico-existencial com adultos jovens universitários e observar como se dá o aumento da consciência de si e o ganho de responsabilização, que permitisse a superação de crises e a elaboração de angústias. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio do método fenomenológico, na qual sete universitários participaram de 13 sessões psicoterapêuticas grupais. O processo grupal se mostrou um espaço no qual os participantes puderam compartilhar experiências de vida, compreender-se, aceitar-se e acolher-se mutuamente. Na prática clínica, foi necessário compreender significados e sentimentos dos membros do grupo sobre sua percepção do mundo, entrando na relação terapêutica de forma empática, permitindo que o processo constituísse uma oportunidade de as pessoas se reconhecerem e se colocarem a partir do que sentiam. Durante as sessões, em clima de empatia e coesão entre os participantes, foi possível observar o desenrolar do projeto de ser de cada jovem e as inúmeras autodescobertas que alteraram os níveis de consciência dos jovens participantes, de modo não sequencial e irregular.

Keywords : psicoterapia breve; existencialismo; consciência; jovem; grupos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License