SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2La conciencia del joven estudiante universitario: El grupo expandiendo las posibilidades de serVivencia materna frente a la sordera del hijo bajo la perspectiva del narcisismo en la teoría psicoanalítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Clínica

versión impresa ISSN 0103-5665versión On-line ISSN 1980-5438

Resumen

SUFREDINI, Francieli; MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo  y  KRENKEL, Scheila. Estratégias de enfrentamento de mães que tiveram filhos abusados sexualmente. Psicol. clin. [online]. 2021, vol.33, n.2, pp. 277-299. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n02A04.

O reconhecimento das estratégias utilizadas pelos cuidadores de crianças e adolescentes abusados sexualmente configura-se como um fator decisivo para o tratamento das vítimas. Este estudo qualitativo objetivou identificar estratégias de enfrentamento de mães que tiveram filhos abusados sexualmente e estavam em acompanhamento por serviços públicos de assistência social. Foram entrevistadas 12 mães que residiam em um município da região Sul do Brasil. Os dados foram organizados e analisados utilizando os princípios da Grounded Theory, com auxílio do software Atlas-ti 7.0. Observaram-se: (1) estratégias de enfrentamento interpessoais, com destaque para o apoio institucional da rede de suporte; (2) estratégias centradas na criança ou adolescente, como a interação cotidiana com os filhos e atendimento especializado fornecido pelas instituições; e (3) estratégias centradas na mãe, tais como crença religiosa, envolvimento laboral, cuidados com a saúde, isolamento, evitação e negação do fenômeno. Considera-se que este estudo contribui para profissionais compreenderem as singularidades das estratégias utilizadas pelas mães para auxiliar na intervenção com os envolvidos na situação de abuso sexual.

Palabras clave : abuso sexual; abuso da criança; enfrentamento; mães.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License