SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Estratégias de enfrentamento de mães que tiveram filhos abusados sexualmenteMaternidade e foraclusão: A equação filho-kakon índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

WANDERLEY, Patrícia Cristine de Farias Guedes; FALBO, Ana Rodrigues  e  BARROS, Clarissa Maria Dubeux Lopes. Vivência materna frente à surdez do filho sob a perspectiva do narcisismo na teoria psicanalítica. Psicol. clin. [online]. 2021, vol.33, n.2, pp. 301-320. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n02A05.

A deficiência auditiva é considerada uma das mais incapacitantes. A família de crianças deficientes enfrenta dificuldades inerentes à comunicação, aos conflitos, à afetividade e à integração infantil. Neste estudo, objetiva-se compreender como as mães vivenciaram a maternidade frente à surdez do filho, sob a perspectiva do narcisismo na teoria psicanalítica, num estudo qualitativo. Participaram deste estudo mães de crianças com surdez, em tratamento num serviço de implante coclear de um hospital de referência do Recife. Ao ser recebido pelas mães, o diagnóstico veio acompanhado de sofrimento emocional, impacto e fragilidade, afetando o narcisismo materno. Ainda assim, percebeu-se que as mães ficaram jubilosas ao apontarem a aquisição auditiva dos filhos possibilitada pelo implante coclear, indicando que este dispositivo pôde alinhavar o narcisismo materno, o qual, imaginariamente, recompõe o corpo. Enfatizamos que os profissionais de saúde precisarão respeitar o tempo lógico de elaboração pelo qual as mães passarão frente à surdez do filho.

Palavras-chave : surdez; narcisismo; psicanálise; maternidade; implante coclear.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License