SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Mutual experience in the neonatal intensive care unitThe changes in the malaise and the place of psychoanalysis after the technical era author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

GOMEZ, Milânia  and  KLAUTAU, Perla. Burnout na educação: Precarização e suas repercussões na saúde do professor da rede pública. Psicol. clin. [online]. 2021, vol.33, n.3, pp. 429-447. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n03A02.

A partir do aumento de licenças médicas e pedidos de exoneração na rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro, foi possível formular a hipótese de que, em muitos casos, a precarização e a desvalorização do trabalho do professor podem exercer impactos que atingem múltiplas esferas do fazer e do ser docente. Com um olhar psicanalítico, este artigo visa a discutir o estado de desamparo que, quando se torna traumático, repercute diretamente na saúde do professor, agravando a incidência de quadros de esgotamento profissional no campo da educação. Este tipo de adoecimento acarreta um aumento significativo de faltas e afastamentos, o que contribui para o aumento do déficit de profissionais em atividade e, consequentemente, causa prejuízo aos cofres públicos. Tal situação, geradora de mal-estar e sofrimento psíquico, também interfere no processo de ensino-aprendizagem. Diante do exposto, indagamos de que forma é possível compreender as especificidades do sofrimento docente - sua natureza, sua gênese e seus impactos sobre a experiência subjetiva desses profissionais.

Keywords : educação; burnout; desamparo; psicanálise; precarização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License