SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Experiência de mutualidade na unidade de terapia intensiva neonatalAs transformações do mal-estar e o lugar da psicanálise após a era da técnica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

GOMEZ, Milânia  e  KLAUTAU, Perla. Burnout na educação: Precarização e suas repercussões na saúde do professor da rede pública. Psicol. clin. [online]. 2021, vol.33, n.3, pp. 429-447. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n03A02.

A partir do aumento de licenças médicas e pedidos de exoneração na rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro, foi possível formular a hipótese de que, em muitos casos, a precarização e a desvalorização do trabalho do professor podem exercer impactos que atingem múltiplas esferas do fazer e do ser docente. Com um olhar psicanalítico, este artigo visa a discutir o estado de desamparo que, quando se torna traumático, repercute diretamente na saúde do professor, agravando a incidência de quadros de esgotamento profissional no campo da educação. Este tipo de adoecimento acarreta um aumento significativo de faltas e afastamentos, o que contribui para o aumento do déficit de profissionais em atividade e, consequentemente, causa prejuízo aos cofres públicos. Tal situação, geradora de mal-estar e sofrimento psíquico, também interfere no processo de ensino-aprendizagem. Diante do exposto, indagamos de que forma é possível compreender as especificidades do sofrimento docente - sua natureza, sua gênese e seus impactos sobre a experiência subjetiva desses profissionais.

Palavras-chave : educação; burnout; desamparo; psicanálise; precarização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License