SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3As transformações do mal-estar e o lugar da psicanálise após a era da técnicaDelineamento de pesquisa no campo psicanalítico: Uma proposição sintética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

ROCHA, Tiago Humberto Rodrigues  e  JESUS, Ludmila Madeira. Fibromialgia: Impasses da demanda para a clínica psicanalítica. Psicol. clin. [online]. 2021, vol.33, n.3, pp. 467-486. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n03A04.

Este estudo tem por objetivo investigar quais os desafios da elaboração de uma demanda subjetiva para a clínica de pacientes com diagnóstico de fibromialgia, e parte da observação de que esses sujeitos frequentemente chegam à clínica psicanalítica por encaminhamento, marcados pelo discurso hegemônico biomédico e por queixas somáticas. Para tanto, seis mulheres com diagnóstico de fibromialgia foram entrevistadas. Os dados foram analisados segundo as diretrizes da análise de conteúdo temática, a partir do referencial teórico da psicanálise. A discussão foi dividida em três eixos temáticos: (I) dor e demanda; (II) fibromialgia e fenômeno psicossomático; e (III) o sujeito entre o discurso científico e a dor. Como resultado, notou-se a existência de uma dificuldade na elaboração de uma demanda para o acompanhamento psicológico no caso da fibromialgia. Essa dificuldade pode ser abordada pelo rechaço simbólico apresentado nos casos de dor crônica, que parece não articular um sintoma analítico ou elaboração psíquica. Ademais, ficou evidente a alienação das participantes ao discurso científico, o que as priva de um saber acerca do próprio sofrimento.

Palavras-chave : psicanálise; fibromialgia; demanda; dor crônica; discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License