SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Delineamento de pesquisa no campo psicanalítico: Uma proposição sintéticaPsicanálise e utopia: Diálogos sobre abordagens divergentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

PEIXOTO JUNIOR, Carlos Augusto. Experimentação e prudência na clínica de Sándor Ferenczi. Psicol. clin. [online]. 2021, vol.33, n.3, pp. 507-517. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n03A06.

Conhecido como enfant terrible da psicanálise pelas constantes experimentações no seu trabalho clínico, Ferenczi nem por isso deixou de ser rigoroso na criação de conceitos técnicos que buscaram aperfeiçoar e ampliar a capacidade terapêutica das intervenções psicanalíticas. Tomando os conceitos de experimentação e prudência à luz da filosofia de Deleuze e Guattari como referência balizadora, o presente artigo objetiva mostrar em que sentido a ousadia da clínica ferencziana não significou, em nenhum momento de sua produção, descuido teórico ou despreocupação irresponsável para com seus pacientes. Muito pelo contrário, tratava-se, antes de tudo, em seu caso, de uma imensa capacidade criativa colocada sempre a serviço da redução do sofrimento subjetivo daqueles que o procuravam para uma análise.

Palavras-chave : experimentação; prudência; clínica; Ferenczi.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License