SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Experimentation and prudence in Sándor Ferenczi’s clinicPsychological assistance to the Deaf subject through Libras in Brazil: A literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

FONSECA, Thales  and  KYRILLOS NETO, Fuad. Psicanálise e utopia: Diálogos sobre abordagens divergentes. Psicol. clin. [online]. 2021, vol.33, n.3, pp. 519-533. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n03A07.

O presente artigo propõe uma revisão de literatura que objetiva mapear a relação entre psicanálise e utopia. Mais especificamente, que busca situar brevemente o que psicanalistas e autores que se utilizam da psicanálise versam sobre o tema da utopia no Brasil, sem a intenção de, com isso, fazer uma descrição exaustiva dessas diferentes abordagens do problema, mas assimilando-as à nossa maneira. Para tanto, foram compilados um total de onze ensaios, dos quais cinco são artigos publicados em periódicos acadêmicos e os outros seis são capítulos de livro. Os ensaios que compõem esta revisão se voltam para articulações conceituais da ideia de utopia que em alguma medida passem pela teorização psicanalítica, de modo que o foco está no conceito em si, e não nas diferentes manifestações de uma discursividade utópica. Destaca-se, das diferentes abordagens, a ambivalência que envolve a relação da psicanálise com a utopia, que a constitui um profícuo campo de diálogo e debate.

Keywords : psicanálise; utopia; revisão de literatura; política; impossível.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License