SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Experimentação e prudência na clínica de Sándor FerencziAtendimento psicológico à pessoa surda por meio da Libras no Brasil: Uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

FONSECA, Thales  e  KYRILLOS NETO, Fuad. Psicanálise e utopia: Diálogos sobre abordagens divergentes. Psicol. clin. [online]. 2021, vol.33, n.3, pp. 519-533. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n03A07.

O presente artigo propõe uma revisão de literatura que objetiva mapear a relação entre psicanálise e utopia. Mais especificamente, que busca situar brevemente o que psicanalistas e autores que se utilizam da psicanálise versam sobre o tema da utopia no Brasil, sem a intenção de, com isso, fazer uma descrição exaustiva dessas diferentes abordagens do problema, mas assimilando-as à nossa maneira. Para tanto, foram compilados um total de onze ensaios, dos quais cinco são artigos publicados em periódicos acadêmicos e os outros seis são capítulos de livro. Os ensaios que compõem esta revisão se voltam para articulações conceituais da ideia de utopia que em alguma medida passem pela teorização psicanalítica, de modo que o foco está no conceito em si, e não nas diferentes manifestações de uma discursividade utópica. Destaca-se, das diferentes abordagens, a ambivalência que envolve a relação da psicanálise com a utopia, que a constitui um profícuo campo de diálogo e debate.

Palavras-chave : psicanálise; utopia; revisão de literatura; política; impossível.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License