SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Psicanálise e utopia: Diálogos sobre abordagens divergentesHabilidades terapêuticas interpessoais: A retomada de Carl Rogers na prática da psicologia baseada em evidências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

FERREIRA JUNIOR, Jesaías Leite; BEZERRA, Henrique Jorge Simões  e  ALVES, Edneia de Oliveira. Atendimento psicológico à pessoa surda por meio da Libras no Brasil: Uma revisão de literatura. Psicol. clin. [online]. 2021, vol.33, n.3, pp. 537-556. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n03A08.

A partir do modelo social, considera-se a deficiência um fenômeno interacional, emergente na relação entre o indivíduo e o seu meio. Assume-se a saúde mental como um direito humano, sendo dever do Estado e da comunidade os esforços para inclusão de todos os cidadãos. A pesquisa almejou verificar se a Psicologia tem se debruçado sobre a inclusão da pessoa surda, se há registros acadêmicos de atendimento em língua brasileira de sinais (Libras) e se a fluência dos psicólogos é suficiente para realizá-lo. A metodologia baseou-se numa revisão sistemática da literatura científica e numa análise bibliométrica e qualitativa dos dados. A partir dos resultados, é possível enxergar um crescente movimento de atendimento psicológico a pessoas surdas com uso da Libras desde 2015. Entretanto, considera-se necessária uma maior proximidade dos profissionais da psicologia clínica com a Libras e a cultura surda.

Palavras-chave : inclusão; Surdos; atendimento psicológico; Libras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License