SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1La empatía y lo infamiliar: Leyendo “Praça Paris” como un caso clínicoLa(s) maternidad(es) de mujeres sin hogar: Entre violaciones y posibilidades de reparación subjetiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Clínica

versión impresa ISSN 0103-5665versión On-line ISSN 1980-5438

Resumen

DELATORRE, Marina Zanella; MAESIMA, Giovania Mitie; COELHO, Leda Rúbia Maurina  y  WAGNER, Adriana. O ciclo de vida de casais brasileiros: Uma revisão integrativa. Psicol. clin. [online]. 2022, vol.34, n.1, pp. 57-78. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0034n01A03.

Este estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura brasileira sobre fenômenos específicos que permeiam as fases do ciclo evolutivo vital conjugal, tais como a formação do casal, a transição para a parentalidade, a conjugalidade em relacionamentos de longa duração e o recasamento. As buscas dos artigos foram realizadas nas bases de dados IndexPsi, PEPsic e Lilacs, utilizando o termo "casal" em combinação com os termos "formação do casal", "parentalidade", "filhos", "ninho vazio", "longa duração", "divórcio" e "recasamento". Os 471 trabalhos retornados foram revisados, resultando em 23 artigos selecionados e submetidos a uma análise quantitativa descritiva e a uma análise temática qualitativa. Os resultados demonstraram que há predominância de estudos qualitativos, provenientes das regiões Sul e Sudeste, que utilizam aporte teórico sistêmico. A análise temática identificou 14 temas, que foram organizados a partir de cinco eixos: formação do casal, expansão da base, preparação e afirmação, anos tardios e casais recasados. Constatou-se que há lacunas na investigação da conjugalidade em determinados períodos do ciclo vital e a necessidade de estudos longitudinais que elucidem as particularidades da relação conjugal em diferentes momentos do ciclo de vida.

Palabras clave : dinâmica de casal; ciclo de vida; relações conjugais; casal; revisão de literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License