SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Motherhood(s) of homeless women: Between violations and subjective restorationListening in psychoanalysis: Abstinence and neutrality in question author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

CAMPOS, Karina Stagliano de  and  CORDEIRO, Sílvia Nogueira. Maternidade e nascimento prematuro: O encontro com a vivência traumática. Psicol. clin. [online]. 2022, vol.34, n.1, pp. 105-119. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0034n01A05.

Em razão do alto índice de nascimentos prematuros no Brasil, a prematuridade é um evento bastante preocupante, e as mulheres, impactadas pela antecipação do parto, enfrentam um momento de significativo potencial traumático. Esta é uma pesquisa clínico-qualitativa cujas participantes foram mães de bebês muito prematuros ou prematuros extremos ainda hospitalizados A técnica utilizada para a lapidação dos achados foi a análise temática de conteúdo, com a estipulação de categorias a posteriori analisadas segundo o referencial teórico da psicanálise. A categoria coberta no artigo "Eu entrei em choque, falei 'e agora como vai ser?': O encontro com o inesperado e a vivência traumática" trata da situação traumática enfrentada pelas mães diante da interrupção da sua gestação, num momento de encontro com o Real, o enfrentamento de um processo de difícil simbolização e o apego à religião na tentativa de recobrir esse fato impossível de simbolizar. Considera-se a importância de oferecer uma escuta especializada a essas mulheres, para que elas possam conferir uma significação a esse momento e dar um contorno ao Real que se faz presente, a fim de que não se precipite, de alguma forma, um trauma psíquico.

Keywords : nascimento prematuro; psicanálise; maternidade; trauma.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License