SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número70Psicanálise, ciência e ficçãoA psicanálise entre o descritivo e o prescritivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

HERRMANN, Leda. A episteme da Psicanálise: uma contribuição da Teoria dos Campos. J. psicanal. [online]. 2006, vol.39, n.70, pp. 81-96. ISSN 0103-5835.

O artigo parte da consideração de que a Teoria dos Campos recuperou a dimensão heurística de desvelamento, des/cobrimento do método da Psicanálise. Esse trabalho realizado de depuração do método psicanalítico pôs em evidência que os conhecimentos psicanalíticos são produzidos por interpretação e servem apenas no contexto de sua descoberta, são válidos para as operações executadas. Transpostos diretamente a outros contextos sofrem uma acomodação abusiva, sendo arbitrárias as generalizações. Assim a Teoria dos Campos define o problema da acumulação de conhecimento na Psicanálise. O que pode ser acumulado são os mecanismos ou procedimentos interpretativos tal como se acumulam procedimentos narrativos na literatura, e não os resultados de cada procedimento interpretativo. Estes só podem ser acumulados se referidos à operação que os produziu. O artigo termina com a exposição de um exemplo de construção teórica na Teoria dos Campos.

Palavras-chave : Teoria dos Campos; Método da Psicanálise; Construção teórica em Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License