SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número70O canto da Esfinge: o feminino nas origens do saberDa experiência clínica ao desenvolvimento de um conceito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

MINERBO, Marion et al. O Clube da Luta: narcisismo, identificação e psicologia das massas. J. psicanal. [online]. 2006, vol.39, n.70, pp. 149-161. ISSN 0103-5835.

Discute-se inicialmente a diferença entre interpretação psicanalítica e exercício de psicanálise aplicada. Este texto é um exemplo de psicanálise aplicada, pois utilizamos o filme O Clube da Luta para ilustrar os conceitos freudianos de identificação e narcisismo e fenômenos de massa estudados durante um seminário no Instituto. O objetivo do exercício é reconhecê-los em sua forma viva e encarnada no "material clínico" do filme, e ao mesmo tempo usá-los na compreensão do filme. Na primeira parte, o filme narra a psicotização do personagem, enquanto a segunda mostra os caminhos de sua lenta recuperação, isto é, da possibilidade de efetuar a discriminação e o luto pela perda da fusão com o ego ideal.

Palavras-chave : Narcisismo; Identificação; Fenômenos de massa; Psicanálise aplicada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License