SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número70De la experiencia clínica al desarrollo de un conceptoFantasías a propósito de los orígenes judíos del psicoanálisis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

CASSEB, Alceu Roberto et al. Sobre o processo de transmissão psicanalítica em um relatório de candidato do Instituto Durval Marcondes" da SBPSP: investigação qualitativa. J. psicanal. [online]. 2006, vol.39, n.70, pp. 177-197. ISSN 0103-5835.

O presente estudo procura investigar os movimentos contidos na escrita do primeiro relatório, que compreendemos como resultado das influências teóricas e clínicas que o autor recebeu na sua formação analítica. Com a finalidade de formular hipóteses, desenvolvemos um diagrama que permite acompanhar através de signos lingüísticos os movimentos intersubjetivos e, portanto, refletir a análise do texto existente e, dessa forma, fazer correlações com os diversos pares envolvidos na situação psicanalítica: analista/analisando; analista/supervisor; analista/instituição; analista/texto e texto/leitor. A transmissão psicanalítica é sempre por nós entendida como um "processo", de maneira que venha a envolver seus interlocutores pelo "novo" vértice psicanalítico. As bases epistemológicas, que o sujeito do Processo de Transmissão de Psicanálise (PTP) apresenta, precisam estar suficientemente enraizadas em sua personalidade para encontrar alguma ressonância no receptor. Sucintamente, estas bases estão relacionadas a: 1 - Compromisso com a Verdade Emocional; 2 - Relação Dinâmica com o Método Psicanalítico; 3 - Evolução da Comunicação entre os pares possíveis.

Palabras clave : Formação em psicanálise; Escrita psicanalítica; Relatórios de psicanalistas em formação; Epistemologia; Fenomenologia; Semiótica; Peirce.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License