SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número71Belleza prohibida: lo femenino, de Freud a WinnicottPierre Fédida y la actualidad de los modelos freudianos: evolución de la teoría y de la práctica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

LEITE, Eliana Borges Pereira. O corpo do analista: clínica, investigação, imaginação. J. psicanal. [online]. 2006, vol.39, n.71, pp. 79-99. ISSN 0103-5835.

Este trabalho trata da presença de sensações e manifestações corporais entre os efeitos que a escuta produz no analista, acompanhando seus processos associativos e de alguma maneira relacionados com o que acontece na sessão. Estes efeitos estão presentes especialmente na clínica dos chamados "casos difíceis" nos quais está em jogo a dificuldade de representar, mas também podem ocorrer em momentos críticos de qualquer análise, exigindo elaboração. Para examinar estas manifestações, é sugerida uma aproximação entre o trabalho do analista e o trabalho do ator, que tem no corpo seu instrumento principal. O método de Constantin Stanislavski oferece ao ator meios de construir as características físicas e psíquicas da sua personagem com naturalidade e é utilizado para um diálogo com as formulações de Freud sobre a prática psicanalítica, de modo a permitir uma reflexão sobre a presença do corpo do analista na dinâmica da sessão.

Palabras clave : Escuta; Corpo; Teatro; Figurabilidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License