SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue71The clinic that habilitate us and that live in us: reverse and proseThe analyst's writing: investigation, theory and clinical author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

SILVA, Maria Cecília Pereira da. Brincar de verdade: um caminho de Lucas. J. psicanal. [online]. 2006, vol.39, n.71, pp. 203-221. ISSN 0103-5835.

Apresento neste trabalho o caminho analítico percorrido por Lucas, um menino de cinco anos, de olhar vivo e curioso, que é muito vulnerável às separações e tem uma grande dificuldade para lidar com sua impulsividade. Descrevo como se deu o estabelecimento da atividade do brincar: passou do movimento repetitivo em que Lucas e eu encenávamos os heróis dos desenhos infantis até o brincar de verdade, como ele mesmo denominou, constituído pela capacidade de brincar e de sonhar. Procuro mostrar como nesse caminho tenho sido a guardiã de nossa história, oferecendo continência e favorecendo a transformação de angústias de separação e agonias impensáveis em experiências disponíveis para serem contidas e representadas.

Keywords : Análise de criança; Brincar; Angústias de separação; Impulsividade; Função analítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License