SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número72Família e contemporaneidadeNovas configurações familiares: mitos e verdades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

LABAKI, Maria Elisa Pessoa. Ter filhos é o mesmo que ser mãe?. J. psicanal. [online]. 2007, vol.40, n.72, pp. 75-87. ISSN 0103-5835.

A autora pretende interrogar quais as condições de possibilidade para a emergência do desejo de maternidade na mulher. A teorização freudiana sobre a sexualidade feminina afirma que o desejo de ter filhos é uma espécie de sintoma que substitui a inveja intolerável do pênis. Nesta teorização de teor patologizante a feminilidade surge assimilada à neurose histérica. Nela não há espaço para o erotismo feminino que não inclui o desejo de ter filhos, nem a maternidade escaparia à lógica falocêntrica que governa as concepções sobre a falta de pênis. O que pensar sobre o desejo por filhos que não resulta de operações psíquicas comprometidas a restaurar o narcisismo ferido da criança invejosa que sobrevive na mulher? Neste caminho, a autora associa maternidade com interioridade e experiência de perda, condição de um modo interior de ser separado do outro. Mais a ver com perder filhos do que tê-los. Com separação, mais que união.

Palavras-chave : Feminilidade; Falo; Maternidade; Interioridade; Separação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License