SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número72Novas configurações familiares: mitos e verdadesContendo angústias familiares: mediações metafóricas em intervenções diagnósticas grupais com crianças e pais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

LAMBRECHT, Marta Úrsula. O primogênito não-humano na observação de bebês. J. psicanal. [online]. 2007, vol.40, n.72, pp. 103-112. ISSN 0103-5835.

A partir das variadas situações que se apresentam ante os olhos do observador, no decorrer de cada encontro no lar dos bebês, são aventadas conjecturas imaginativas, à guisa de seminários de discussão psicanalítica, para que possam ser pensadas por outras mentes. Dentro do enquadre familiar do material clínico que nos serve como ilustração, encontrava-se, permanentemente presente, um componente não-humano que despertava sentimentos, avivava fantasias e solicitava a atenção da mãe, dos bebês e da observadora, estabelecendo com eles um nutrido diálogo verbal e não-verbal. Pelo peculiar carisma de ternura e por ser representante externo do mundo mental primitivo, é incluído, ludicamente, como parte de uma unidade funcional.

Palavras-chave : Elemento não-humano; Observador; Núcleo funcional; Unidade originária; Relação mãe-bebê.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License