SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número72El primogenitor no-humano en la relación madre-bebéLolita, personaje actual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

ALMEIDA, Mariângela Mendes de et al. Contendo angústias familiares: mediações metafóricas em intervenções diagnósticas grupais com crianças e pais. J. psicanal. [online]. 2007, vol.40, n.72, pp. 113-133. ISSN 0103-5835.

Reflete-se aqui sobre o acolhimento e escuta de angústias familiares contemporâneas, através da recepção de crianças e pais numa abordagem psicodiagnóstica interventiva grupal. Favorecendo a investigação, intervenção e encaminhamento, tal recurso facilita a promoção de saúde mental da criança e da família. Integram-se os referenciais da tradição psicanalítica grupal ao trabalho psicodiagnóstico numa vertente interventiva. Enfatizamos as mediações metafóricas proporcionadas pelos instrumentos projetivos utilizados, destacando sua função de condensação de aspectos expressivos quanto às dinâmicas expostas pelos pais e crianças, e seu potencial lúdico como comunicação e como facilitadores na transmissão de nossas indicações terapêuticas. Exploramos a interligação entre o expresso no Grupo de Crianças e no Grupo de Pais, enfatizando o quanto este exercício pode facilitar a compreensão da constituição subjetiva dos pais e filhos que nos procuram, e a continência das angústias familiares, além de contribuir para o desenvolvimento de um olhar relacional psicanalítico e do raciocínio clínico dos profissionais.

Palabras clave : Angústias familiares; Mediações metafóricas; Psicodiagnóstico interventivo grupal; Saúde mental infantil; Olhar psicanalítico relacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License