SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número72Carta a un joven psicoanalistaTerror y olvido: la literatura como salvación de la figura del padre índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

DELOUYA, Daniel. Entre representação e experiência emocional: contribuição para um diálogo. J. psicanal. [online]. 2007, vol.40, n.72, pp. 193-213. ISSN 0103-5835.

No presente trabalho, servimo-nos de vinhetas clínicas, para traçar os ingredientes relevantes à noção bioniana de experiência emocional dentro dos eixos da representação freudiana e suas origens no trabalho do objeto. Esforço que tenta explicitar por que a experiência emocional é inerente à representação freudiana, revelando as pegadas da primeira nos diferentes estágios de construção da segunda. Um destaque especial foi dado à função reflexiva do objeto. Essa é desencadeada, regressivamente, pela identificação, em suas duas vertentes, de compaixão e condução imitativa (Freud, 1895/1995), que instauram, de forma entrelaçada, o respectivo palco da representação e o seu roteiro e seus personagens. Tentamos tornar aparentes os paralelos entre essa função e suas vertentes e a rêverie de Bion. Esperamos, com isto, poder estimular o diálogo, o mais próximo do trabalho clínico, entre colegas de nossa Sociedade que utilizam diferentes concepções teórico-clínicas.

Palabras clave : Representação; Experiência emocional; Imagem de movimento; Identificação; Função reflexiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License