SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue73Drawing with Winnicott: the interpretation incarnatedIntroduction (to the Argentinean edition) from Fabio Herrmann’s book Clínica psicanalítica: a arte da interpretação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

TAFFAREL, Marilsa. Relação entre teoria e prática: a questão da interpretação. J. psicanal. [online]. 2007, vol.40, n.73, pp. 169-179. ISSN 0103-5835.

Este texto trata de como a teoria, para a Teoria dos Campos, de Fabio Herrmann entra no processo interpretativo. Brevemente, ela o faz após um tempo de escuta ateórica no qual o analista está à espera de um interpretante, ou seja, de um termo que destoe do contexto transferencial com o qual ele, analista, visa romper. Um lapso de qualquer ordem. Este termo servirá então de escopo para uma teoria sobre o paciente que tenha a marca da singularidade. Seu surgimento e sua utilização pelo analista assinalam um segundo tempo, no qual a interpretação está guiada teoricamente. Uma teoria que se sujeita à condição da transformação - complementação ou inversão... - pela resposta do paciente. A qualidade fundamental da interpretação é a de provocar uma ruptura do campo, de romper o sentido prevalente ao invés de dar um sentido. Do abalo que se segue à ruptura, momento crucial da interpretação, é que emerge a “resposta” que mais interessa ao analista na construção de sua hipótese teórica sobre este paciente. Estamos, com a Teoria dos Campos, no campo de uma hermenêutica psicanalítica, onde representações do pulsional emergem com força de verdade. Contudo não se trata de buscar um significante fundamental, uma fantasia inconsciente fundante do sujeito etc., mas de favorecer a multiplicidade de identificações que o desejo, em cada paciente, permite. Não se trata de buscar um real ou uma realidade última. Busca a interpretação uma fluidez das fantasias, o favorecimento de um novo arranjo da vida afetiva, a emersão de um novo campo de sentido, uma nova forma de vida possibilitada pela tessitura do desejo inconsciente. Para tal a teoria é fundamental, uma vez que interpretamos sempre “a partir de”. Todavia se tomamos a teoria à letra estaremos em direção inversa do alvo que visamos. Poderíamos sim desta forma romper o campo da fala convencional, do sentido quotidiano, mas ao preço de explorar apenas um estrato da psique e em uma única direção. Os ensinamentos legados por Fabio Herrmann inscrevem a interpretação psicanalítica no pensamento contemporâneo que visa uma desalienação mais radical do homem. Inscrevem a psicanálise numa verdadeira hermenêutica psicanalítica.

Keywords : Teoria; Ruptura; Interpretação; Interpretante; Hermenêutica; Processo psicanalítico; Teoria dos Campos; Fabio Herrmann; Fabio Herrmann; Fabio Herrmann.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License