SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número73¿Existe vida después del casamiento?Magalí de regimen índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

PROCHNO, Caio César Souza Camargo  y  ROMERA, Maria Lúcia Castilho. O corpo e a clíncia: hospedaria de possibilidades no mundo contemporâneo. J. psicanal. [online]. 2007, vol.40, n.73, pp. 191-204. ISSN 0103-5835.

Tendo por base as idéias sobre: organizações narcísicas, regime da farsa, sociedade do espetáculo, articuladas com elementos da clínica contemporânea, o presente trabalho pretende considerar o lugar que o método psicanalítico ocupa no paradigma emergente das ciências, a partir da experiência analítica com jovens cujos sofrimentos psíquicos configuram-se graves. Encapsulados a uma imagem de superficialidade, apresentam marcas (grifes, tatuagens, piercings) e veiculam a inacessibilidade ao nada. Uma condição de relativa demarcação de lugar pode sobrevir da experiência de um vínculo em condição de análise. Este abre-se para surpresas hospedeiras do estranhamento inerente à reapropriação do corpo individual e social inaugurando ou reinaugurando deste modo o tempo e o espaço das singularidades, quebrando partes do engessamento da funcionalidade e da padronização.

Palabras clave : Corpo; Contemporaneidade; Clínica psicanalítica; Método psicanalítico; Jovens.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License