SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número74A análise didática: uma análise interminável?Relações entre a análise de formação e o instituto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

HERRMANN, Fabio. Análise didática: uma história feita de críticas. J. psicanal. [online]. 2008, vol.41, n.74, pp. 71-111. ISSN 0103-5835.

A visão que temos de nossas teorias, práticas e instituições costuma ser a de que estas decorrem exclusiva ou principalmente de reflexões ou descobertas. No caso das regras que norteiam a formação, porém - como, aliás, no estabelecimento das teorias dominantes e das práticas clínicas usuais -, os jogos de força entre correntes e grupos psicanalíticos desempenham um papel destacado. A regulamentação da análise didática, em especial, é menos o produto de uma ampla discussão entre os analistas que o resultado da complexa história de nosso movimento. Por tal razão, provavelmente, grande parte dos escritos mais notáveis sobre o assunto possuem um inequívoco tom crítico. No presente artigo, o autor procura rastrear algumas das linhas mestras dessa história e dessas críticas. Dentro do quadro de uma revisão histórica, avaliam-se certos problemas implicados na organização institucional da análise didática e busca-se compreender o motivo da ambigüidade central: aquilo que mais se critica é o que mais se pratica.

Palavras-chave : Análise didática; Formação; Movimento psicanalítico; Transferência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License