SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue74Relations between training analysis and the instituteThe analysis of the psychoanalyst author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

MEYER, Luiz. Pensando a análise didática enquanto fetiche e formação ideológica. J. psicanal. [online]. 2008, vol.41, n.74, pp. 121-129. ISSN 0103-5835.

Este artigo é basicamente um comentário ao de Mario Gomberoff, também publicado neste número do Jornal de Psicanálise. Ele aborda a interferência da Instituição na análise pessoal dos candidatos e suas conseqüências deletérias, basicamente a manutenção de uma análise que, em sua essência, está em oposição à própria natureza do processo psicanalítico. O aspecto ”didático” torna-se a questão básica, em vez de enfocar-se à análise da transferência. A análise didática, nesse contexto, adquire o significado de um fetiche e de uma formação ideológica. Ela é, portanto, um sintoma baseado no mecanismo da recusa. Uma de suas conseqüências é a esterilização da criatividade e o congelamento, numa repetição constante da relação analista didata-candidato.

Keywords : Análise didática; Analista didata; Fetiche; Formação ideológica; Processo psicanalítico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License