SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número74Relações entre a análise de formação e o institutoA análise dos analistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

MEYER, Luiz. Pensando a análise didática enquanto fetiche e formação ideológica. J. psicanal. [online]. 2008, vol.41, n.74, pp. 121-129. ISSN 0103-5835.

Este artigo é basicamente um comentário ao de Mario Gomberoff, também publicado neste número do Jornal de Psicanálise. Ele aborda a interferência da Instituição na análise pessoal dos candidatos e suas conseqüências deletérias, basicamente a manutenção de uma análise que, em sua essência, está em oposição à própria natureza do processo psicanalítico. O aspecto ”didático” torna-se a questão básica, em vez de enfocar-se à análise da transferência. A análise didática, nesse contexto, adquire o significado de um fetiche e de uma formação ideológica. Ela é, portanto, um sintoma baseado no mecanismo da recusa. Uma de suas conseqüências é a esterilização da criatividade e o congelamento, numa repetição constante da relação analista didata-candidato.

Palavras-chave : Análise didática; Analista didata; Fetiche; Formação ideológica; Processo psicanalítico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License