SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue74A necessary obstacle in psycho-analytical training: un callejón sin salida necesarioConsiderations on the possibility of pathogenic results of training analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

PAGLIUCHI, Vera Lúcia Palma. Refletindo sobre uma dificuldade: a de se aprofundar nas questões levantadas pela análise didática. J. psicanal. [online]. 2008, vol.41, n.74, pp. 151-167. ISSN 0103-5835.

Texto opinativo-reflexivo, marcadamente pessoal, situado no contexto do debate atual sobre a formação analítica. A partir de fatos ocorridos na vida societária, a autora observou a dificuldade de a análise didática ser discutida de forma profunda. Isso a levou a reler artigos dedicados ao tema e a constatar que a dificuldade observada na Sociedade na qual se filia é, na realidade, mais ampla, sendo relatada por uma quantidade de artigos críticos, provindos de todos os lugares em que a IPA atua. Trata-se de uma dificuldade que dura já 60 anos e abrange toda a instituição psicanalítica. O interesse em colocar em evidência a situação e adentrar-se um pouco nela foi o motor deste texto. A autora não acredita que a existência da análise didática, na forma em que ela se apresenta atualmente na SBPSP, seja útil para o desenvolvimento da Psicanálise ou para a Sociedade de São Paulo.

Keywords : Análise didática; Análise de analistas; Formação de analistas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License