SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue74Concerning training analysisPsychoanalysis: aspects of a crisis foretold author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

KOLENKAUTSKY, Saúl Peña. Psicanálise hoje: minha experiência de quarenta anos como psicanalista. J. psicanal. [online]. 2008, vol.41, n.74, pp. 225-237. ISSN 0103-5835.

Neste texto, autor enfoca sua experiência de vida, forma de trabalho e sustentos fundamentais resultantes de seus quarenta anos no fazer analítico. Salienta que seus pacientes, fontes de conhecimento notável, possibilitaram a constituição de sua teoria pessoal, o que, em conjunto com sua própria análise, permitiu-lhe dar conta da subjetividade, distintividade e unicidade de cada vínculo. A pessoa vai além do diagnóstico: sua história, sua ideologia inconsciente permitem também descobrir que respondemos em formas diferentes, reconhecendo a existência de elementos comuns. Sua técnica não se sustenta em nenhum esquema, além daquele sintetizado dialeticamente no seu inconsciente. Não escolhe se vai interpretar o impulso, o desejo, a defesa ou o afeto: deixa que sua seleção integral faça frente a cada momento e a cada tempo. A interpretação é uma tentativa de compreensão da mutualidade dos inconscientes (interpretação mutuativa). Deve ser acompanhada de uma autenticidade consciente e inconsciente da parte do analista e de uma humanidade profundamente arraigada. Sem uma genuína, íntima e profunda relação entre psicanalista e paciente, o tratamento não será efetivo. Outro aspecto de sua técnica constitui o que ele denomina de Tânatos terapêutico. Nossa atividade não é exclusivamente erótica ou libidinal, inclui a utilização criativa da agressão. Todas as essenciais, sutis, contínuas, finas e duais experiências vão estruturando a indiscutível lei da mãe, transcendente em âmbito tanto físico-corporal, mental, psíquico, espiritual e afetivo quanto ético.

Keywords : Ideologia inconsciente; Agressificação destrutiva da libido; Não-neutralidade; Contratransferência criativa; Tânatos terapêutico; Interpretação mutuativa; Mutualidade dos inconscientes; Lei da mãe.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License