SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue75About transferences and transformationsTransference: study of the periods of termination and after-termination of psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

ALMEIDA, Mariângela Mendes de. Transferências: transpondo novas fronteiras? Inquietações a partir da clínica psicanalítica dos estados primitivos da mente. J. psicanal. [online]. 2008, vol.41, n.75, pp. 167-179. ISSN 0103-5835.

Este trabalho discute a questão da elasticidade do conceito de transferência, a partir de Freud, ao longo dos desenvolvimentos produzidos pela investigação psicanalítica de aspectos psicóticos da personalidade (Bion, Rosenfeld), dos estados primitivos da mente (Klein, Meltzer, Tustin, Mitrani, Korbivcher) e da clínica psicanalítica de crianças com transtornos autísticos (Alvarez, Reid). Importantes desenvolvimentos da clínica e, conseqüentemente, da teoria psicanalítica nos permitiram adentrar o campo dos estados primitivos da mente, tido outrora, pelo próprio pioneiro, como inacessível. Entretanto, também localizamos, já em Freud, alguns esboços seminais que levam a pensar, mais do que em uma postulação de inacessibilidade, em uma abertura de campo em que os instrumentos clínicos estariam sempre em expansão, como vem ocorrendo com o próprio conceito de transferência. Vinhetas clínicas do trabalho psicanalítico com uma criança com transtorno autístico são utilizadas para lustrar a discussão, sugerindo-se que um novo desafio para o desenvolvimento do conceito de transferência poderia consistir em incorporar (ou discriminar, suscitando formulações paralelas) aspectos primitivos do funcionamento mental que se presentificam no contato analítico.

Keywords : Transferência; Estados primitivos da mente; Transtornos autísticos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License