SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número75¿Transferencias: transponiendo nuevas fronteras? Inquietudes a partir de la clínica psicoanalítica de los estados primitivos de la menteEl embrión de un terrorista: ejercicio de observación de los movimientos de una sesión durante el curso de formación en análisis de niños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

SAIGH, Yeda Alcide. Transferências: estudo dos períodos de término e pós-término. J. psicanal. [online]. 2008, vol.41, n.75, pp. 181-191. ISSN 0103-5835.

Estudo sobre questões da transferência no período do término da relação analítica e sobre o destino da transferência no pós-término, com considerações sobre o analista imerso numa complexa rede de significações, tanto do término, ainda em situação de análise, como no pós-término, além do espaço-tempo estritamente analítico. Durante a construção do término, impõe-se a separação do analista, mesmo que resultem resíduos transferenciais, que serão ou elaborados pelo próprio analisando, através de sua auto-análise, ou por ele deslocados para um outro analista. No pós-término, embora o acompanhamento pós-analítico seja um modo de desintoxicar a transferência, cabe ao analista não permitir que o acompanhamento ‘contamine’ a necessária elaboração do luto.

Palabras clave : Psicanálise; Transferência; Término; Pós-término.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License