SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número75Transferências: transpondo novas fronteiras? Inquietações a partir da clínica psicanalítica dos estados primitivos da menteO embrião de um terrorista: exercício de observação dos movimentos de uma sessão durante curso de formação de análise de crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

SAIGH, Yeda Alcide. Transferências: estudo dos períodos de término e pós-término. J. psicanal. [online]. 2008, vol.41, n.75, pp. 181-191. ISSN 0103-5835.

Estudo sobre questões da transferência no período do término da relação analítica e sobre o destino da transferência no pós-término, com considerações sobre o analista imerso numa complexa rede de significações, tanto do término, ainda em situação de análise, como no pós-término, além do espaço-tempo estritamente analítico. Durante a construção do término, impõe-se a separação do analista, mesmo que resultem resíduos transferenciais, que serão ou elaborados pelo próprio analisando, através de sua auto-análise, ou por ele deslocados para um outro analista. No pós-término, embora o acompanhamento pós-analítico seja um modo de desintoxicar a transferência, cabe ao analista não permitir que o acompanhamento ‘contamine’ a necessária elaboração do luto.

Palavras-chave : Psicanálise; Transferência; Término; Pós-término.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License