SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número75Transferências: estudo dos períodos de término e pós-términoConstruções da transferência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

FRANCA, Maria Thereza de Barros. O embrião de um terrorista: exercício de observação dos movimentos de uma sessão durante curso de formação de análise de crianças. J. psicanal. [online]. 2008, vol.41, n.75, pp. 193-205. ISSN 0103-5835.

A autora aborda os principais desenvolvimentos teóricos dos conceitos de transferência e contratransferência, considerando que os movimentos psíquicos de uma sessão, decorrentes do contato entre dois psiquismos, são uma criação conjunta. Em seguida, relata uma sessão de um menino com ansiedades edípicas e dificuldade em lidar com seus impulsos agressivos, descrevendo os movimentos transferenciais, contratransferenciais, o manejo técnico e as bases das interpretações. É ressaltada a representação pelo paciente das angústias: a lúdica construção de prédios em Nova York e sua destruição por ataques aéreos - dois meses antes do real atentado. Sua conclusão é que o exercício realizado no curso de formação de análise infantil, bem como a análise contendo os impulsos destrutivos e fortalecendo as possibilidades reparadoras da criança, são redes sucessivas de construção de significados e favorecedoras de desenvolvimento. E que a idéia de “embrião de um terrorista”, que serviu como continente para a elaboração das dinâmicas envolvidas no caso, representa um desafio para que a psicanálise disponibilize seus recursos a favor da humanidade.

Palavras-chave : Transferência; Contratransferência; Análise de criança; Formação em análise de crianças; Impulsos destrutivos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License