SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue75TremblingPsychoanalysis and research: el psicoanálisis como un campo de conocimiento y su inserción en la investigación científica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

UNGAR, Virginia. A transferência em sua perspectiva clínica. J. psicanal. [online]. 2008, vol.41, n.75, pp. 243-258. ISSN 0103-5835.

O artigo considera a transferência como um conceito essencial ao método psicanalítico, seu traço mais distintivo. Trata-se de uma categoria central da teoria e, ao mesmo tempo, uma ferramenta fundamental da prática. Por outro lado, a noção de transferência e o uso que lhe outorgue cada analista na prática da mesma serão determinantes de seu modo de trabalho. Brevemente, segue o percurso pelo roteiro freudiano sobre a transferência, para logo passar à visão kleiniana e pós-kleiniana do tema. Também reserva um espaço para o que poderia se considerar uma discussão atual sobre a questão na Argentina. A partir das idéias de Melanie Klein e das contribuições pós-kleinianas, a transferência postula-se mais como um processo de externalização das relações com os objetos internos, com uma presença e concretude no aqui e agora da sessão psicanalítica, que como uma reatualização do passado. Por isso, a fundamentação kleiniana da transferência encontra um obstáculo na idéia da repetição em termos do passado. Não se repetiria o passado, senão que se repete aquilo que não pôde ser passado. É no repetir mesmo em que isso repetido busca o enlace que lhe permita se converter em lembrança. Enquanto não se encontre esse enlace, continuará se externalizando como repetição transferencial.

Keywords : Transferência; Repetição; Externalização; Passado; Lembrança.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License