SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número75A transferência em sua perspectiva clínicaOs heróis, as princesa e o imaginário infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

NASSER, Yone Buonaparte dArcanchy Nobrega. A psicanálise como um campo do saber e sua inserção na pesquisa científica: psychoanalysis as a knowledge field and its insertion in the scientific research. J. psicanal. [online]. 2008, vol.41, n.75, pp. 259-267. ISSN 0103-5835.

A psicanálise sempre foi vista como um conhecimento que não podia ser inserido em um lugar já conhecido e estipulado das ciências com as quais convivemos e procuramos desenvolver e organizar de forma sistemática. Como prática clínica, teoria e método, ela acaba por nos conduzir a um mundo diferente do qual estamos acostumados a lidar quando o assunto é pesquisa acadêmica. É fato que esse também é um novo mundo para a própria psicanálise, que nasceu e sustentou suas prerrogativas através da escrita de sua práxis - embasada em pesquisas clínicas e não-clínicas - e no alinhamento dogmático. Há opiniões diversas acerca do tema, mas essas não se colocam como o cerne deste artigo, que pretende apenas levantar a hipótese de o saber psicanalítico ser pesquisado de acordo com uma cientificidade própria e marcante da mudança de paradigma da qual seu desenvolvimento é uma importante referência.

Palavras-chave : Psicanálise; Pesquisa; Conhecimento científico; Saber.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License