SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número75A psicanálise como um campo do saber e sua inserção na pesquisa científica: psychoanalysis as a knowledge field and its insertion in the scientific research índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

FONOFF, Fernanda Mara Colucci  e  COLUCCI, Regina de Baptista. Os heróis, as princesa e o imaginário infantil. J. psicanal. [online]. 2008, vol.41, n.75, pp. 269-283. ISSN 0103-5835.

As autoras propõem-se a explorar as vicissitudes do complexo edípico nos meninos e nas meninas, a partir da análise das diferenças estruturais nas estórias infantis. Baseando-se na percepção de que as princesas, nos contos de fada, são órfãs de mãe e que os super-heróis são órfãos do casal parental, este texto examina como a presença dos mitos compartilhados ajuda a formar os mitos pessoais de cada criança dentro do universo das relações objetais pré-genitais e objetais genitais e conflitos edípicos. Feita sob quatro enfoques - Édipo-herói; Super-heróis; Princesas; e uma estória atual diferenciada, que apresenta a trama edípica sendo vivida por toda uma família -, a análise é concluída com o desenvolvimento de considerações teóricas.

Palavras-chave : Contos de fada; Herói; Mito pessoal; Conflito edípico; Relação de objeto; Relação de objeto pré-genital.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License