SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número76O feminino: um corpo a corpo tão delicadoQuando a psicanalista está grávida: facilitação de pesquisas sobre o interior materno e feminino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

SAFRA, Gilberto. Os registros do masculino e feminino na constituição do self. J. psicanal. [online]. 2009, vol.42, n.76, pp. 77-89. ISSN 0103-5835.

Este texto procura discutir os registros do masculino e do feminino na constituição do self. Na realização dessa tarefa, toma-se como referente teórico fundamental a obra da psicanalista inglês Donald W. Winnicott. A linha de argumentação do texto desenvolve-se pelo eixo do processo maturacional: o acontecer humano no tempo. Inicialmente, tomam-se os conceitos de elemento feminino e masculino puros, relacionados às duas dimensões fundamentais na constituição do self: o Ser e o Fazer. Em seguida, aborda-se o processo de personalização, no qual os registros masculinos e femininos comparecem de modo significativo por meio da elaboração imaginativa do corpo. Por fim, a participação do masculino e do feminino é discutida no momento da triangulação, correspondente ao momento edípico e também o modo como estes dois registros encontram-se apresentados no registro social.

Palavras-chave : Masculino; Feminino; Gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License