SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número76Os registros do masculino e feminino na constituição do selfDo masculino e do feminino como co-construção de casal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

MOTTA, Ivonise Fernandes da. Quando a psicanalista está grávida: facilitação de pesquisas sobre o interior materno e feminino. J. psicanal. [online]. 2009, vol.42, n.76, pp. 91-105. ISSN 0103-5835.

Pesquisa sobre os efeitos da gravidez da psicoterapeuta no processo psicoterápico. Os seguintes aspectos nortearam a investigação: possível facilitação e catalisação de vivências primitivas com a mãe; possível facilitação e catalisação de vivências referentes ao rompimento da simbiose com a figura materna, como quando nasce um irmão; presença inegável da sexualidade da psicoterapeuta, com possíveis interferências no processo psicoterápico. No total, foram acompanhados 24 casos, atendidos por três psicoterapeutas grávidas, cujo trabalho psicoterápico era de orientação psicanalítica. Uma das psicoterapeutas acompanhou três clientes adultas. A segunda psicoterapeuta forneceu dados de sete casos: cinco clientes adultas, um cliente adulto e um menino. A terceira psicoterapeuta, autora deste trabalho, acompanhou 14 casos: três clientes adultas e 11 crianças e púberes (seis meninos e cinco meninas). Os resultados comprovaram uma facilitação de fantasias e angústias relacionadas à sexualidade genital; facilitação de vivências depressivas; revivescência de abortos e irmãos mortos; facilitação de pesquisa em relação à sexualidade e ao interior feminino; vivências de rivalidade com irmãos.

Palavras-chave : Gravidez psicoterapeuta; Pesquisa interior materno; Pesquisa interior feminino; Repercussões gravidez-psicoterapeuta; Reações-gravidez psicoterapeuta.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License