SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue77Masculine and feminine: vicissitudes and mysteriesMarie Bonaparte: princess and psychoanalyst author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

MAGDALENO JUNIOR, Ronis. A construção do feminino: um mais-além do falo. J. psicanal. [online]. 2009, vol.42, n.77, pp. 89-106. ISSN 0103-5835.

Partindo do material clínico do atendimento psicanalítico de uma paciente que apresentava uma estrutura histérica, marcada por uma frigidez importante e temores relacionados à gravidez, o autor propõe uma discussão sobre o vir a ser mulher. Explora,a partir dos trabalhos de Freud, a teoria desenvolvida sobre o desejo feminino, apontando para as questões deixadas em aberto ou para as quais foram criados impasses e conclusões falsas. Seguindo as ideias de Lacan e de outros autores da escola francesa de psicanálise, propõe expansões para o conhecimento daquilo que é o desejo da mulher, que conduziria para uma construção que está mais-além da lógica fálica e que remete a uma necessidade de constituir-se a partir de um furo não representável.

Keywords : Psicanálise; Feminilidade; Mulher; Maternidade; Complexo de castração.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License