SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número77Marie Bonaparte: princesa e psicanalistaViolência do femininino e destinos da feminilidadade em uma paciente borderline índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

HAUDENSCHILD, Teresa Rocha Leite. O pai e a constituição da masculinidade. J. psicanal. [online]. 2009, vol.42, n.77, pp. 123-141. ISSN 0103-5835.

Neste trabalho, a autora utiliza flashes de sessões com crianças e adolescentes para tentar retraçar a constituição e evolução da masculinidade, desde a predominância dos níveis pré-genitais à dos níveis genitais. Sua perspectiva é bifocal: diacrônica, visando contextualizar o desenvolvimento da masculinidade; e sincrônica, focando as estruturas mentais e suas interligações em cada momento observado. Momentos-chave para a constituição da masculinidade são as “duas ondas da sexualidade”, mencionadas por Freud (1905/1972): na primeira infância e na puberdade, correspondentes à primeira e segunda individuação (Blos, 1979/1996), sendo o pai (interno e externo) a figura central na elaboração das tarefas inerentes a cada uma dessas cesuras (Bion, 1975/1977).

Palavras-chave : Masculinidade; Função do pai; Primeira e segunda individuação; Bissexualidade psíquica; Recalque suficientemente bom; Pai suficientemente bom; Menino latente; Menino púbere; Adolescente masculino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License