SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número78A sonoridade vocal e seus efeitos no interior da transicionalidadeAs funções da interpretação psicanalítica em diferentes modalidades de transferência: as contribuições de D. W. Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

TANIS, Bernardo. Presença do paradoxo na construção de vínculos: clínica, alteridade e cultura. J. psicanal. [online]. 2010, vol.43, n.78, pp. 57-78. ISSN 0103-5835.

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a relevância clínica da noção de paradoxo. O autor usa como referência alguns dos principais paradoxos constitutivos da subjetividade, formulados por Winnicott. Serão abordadas, para ilustrar suas ideias, duas coordenadas: a estrangeridade do outro e a dimensão espaço-temporal que, pela relevância clínica e teórica, constituem eixos centrais do fazer e da reflexão psicanalítica. As noções de paradoxo e fenômenos transicionais revelam uma importante fecundidade para investigar as transformações na subjetividade contemporânea e oferecem recursos para uma clínica em permanente movimento.

Palavras-chave : Paradoxo; Clínica psicanalítica; Fenômenos transicionais; Outro; Cultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License