SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue79Ways of working-through a mourning processThe trajectory of becoming an analyst: a paralle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

ROSENZVAIG, Ana Maria Vieira. Conversa de UTI: grupo de pais num serviço de UTI neonatal. J. psicanal. [online]. 2010, vol.43, n.79, pp. 163-169. ISSN 0103-5835.

Partindo da apresentação da prática “Grupo de Pais” como uma das modalidades de intervenção terapêutica e preventiva oferecida a pais de bebês internados numa UTI Neonatal, o trabalho discute sua função como um espaço privilegiado de construção de uma narrativa subjetivada sobre o bebê, possibilitando aos pais uma retomada gradual do processo de gestação psíquica deste bebê e reapropriação, por parte deles, das funções parentais. É enfatizado ainda esta atividade “Grupo de Pais” como potencializadora do desenvolvimento de um trabalho genuinamente transdisciplinar no atendimento dos bebês internados e seus cuidadores, e funcionando também como um dispositivo de escuta e intervenção psicanalíticas bastante adequadas ao que é demandado numa realidade hospitalar e de UTI Neonatal.

Keywords : UTI neonatal; Abordagem de tratamento interdisciplinar; Narrativas; Psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License