SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue79Studying psychoanalysis at the university: from the legacy of an impossible to the invention of possibilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

FOSTER, Marta. Associação livre de ideias: via régia para o inconsciente - a especificidade do método. J. psicanal. [online]. 2010, vol.43, n.79, pp. 201-216. ISSN 0103-5835.

Em trabalhos anteriores (Foster 2001, 2004, 2005, 2008), tenho abordado a investigação do processo associativo como recurso técnico/teórico no atendimento clínico em psicanálise. Dentro do processo associativo, relevo o momento do encontro analítico, destacando o fato de que a “tempestade emocional” (Bion,1970), que acontece nesse momento, possibilita que aspectos primitivos do paciente possam ser mais facilmente demonstrados. Neste trabalho, pretendo dar continuidade às investigações anteriores, ressaltando a importância das primeiras comunicações feitas pelo paciente (verbal, pré-verbal, não verbal) e a maneira de utilizá-las no trabalho analítico. Esse procedimento tem se mostrado um facilitador na aproximação de fenômenos mentais que estão presentes em sala de análise, motivo por que me interessei em investigá-lo e apresentá-lo aos colegas para discussão. Para essa finalidade pesquiso o conceito de “experiência emocional” e “linguagem” e menciono situações clínicas para demonstrar o que proponho.

Keywords : Comunicação pré-verbal; Comunicação não verbal; Linguagem; Encontro analítico; Experiência emocional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License