SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue80Why a journal?The two time vectors of Nachträglichkeit in the development of ego organization: significance of the concept for the symbolization of nameless traumas and anxieties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

BARONE, Leda Maria Codeço. A escala de Procusto ou à procura de um leito para a psicanálise. J. psicanal. [online]. 2011, vol.44, n.80, pp. 87-93. ISSN 0103-5835.

A partir de crítica ao modelo do Sistema Qualis de avaliação de periódicos de psicanálise, aborda a autora a adequação de tais critérios às particularidades da disciplina psicanalítica. Propõe a reflexão sobre o estatuto de cientificidade da psicanálise, considerando seu objeto e método. Vale-se das contribuições de Herrmann - reconhecendo como objeto da disciplina o Homem Psicanalítico, e como método psicanalítico, a interpretação, compreendida como ruptura de campo - e conclui que somente a análise minuciosa e ponderada dessas questões poderá oferecer subsídios para a criação de critérios de avaliação que não mutilem o pensamento psicanalítico.

Keywords : Sistema Qualis; Método psicanalítico; Periódicos psicanalíticos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License