SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número80Facilitando trânsitos no espaço analítico: o brincar como estado de menteO envelhecimento à luz da psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

GORDON, Alessandra Ricciardi. Do retiro na tricotilomania ao mundo das trocas objetais. J. psicanal. [online]. 2011, vol.44, n.80, pp. 177-192. ISSN 0103-5835.

Através deste trabalho gostaria de dar seguimento a algumas reflexões que se originaram a partir do atendimento psicanalítico a uma mulher de 34 anos, no seu sétimo ano em análise, que ainda hoje tem uma sintomatologia compulsiva, mais especificamente a tricotilomania. Esse quadro compulsivo é parte integrante de um desenvolvimento emocional bastante precário, que descrevi em um trabalho anterior (Gordon, 2009). Observei que havia uma dinâmica entre os aspectos compulsivos e os investimentos narcísicos e objetais. Neste trabalho procurarei fazer uma breve recapitulação dessas conclusões, que incluem algumas considerações sobre a tricotilomania, tal como é descrita na literatura psiquiátrica e psicanalítica, e então acrescentarei novos desdobramentos.

Palavras-chave : Autoerotismo; Compulsão; Tricotilomania; Narcisismo; Retiro psíquico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License